A Osteopatia é uma filosofia de tratamento que enxerga o corpo como uma unidade e acredita que ele tem capacidade de se auto curar. O Educador físico promove a saúde e o Osteopata age em situações em que há bloqueios que precisam ser desfeitos manualmente para facilitar a cura do corpo. Para identificarmos esses bloqueios estudamos intensamente a anatomia, fisiologia e a biomecânica de todas as estruturas do corpo como ossos, músculos, nervos, ligamentos, vasos sanguíneos e os órgãos. Uma disfunção de qualquer uma dessas estruturas pode gerar sintomas locais ou a distância devido a cadeias lesionais e a comunicação das estruturas pelos nervos.

É fundamental para o tratamento e prevenção da dor de um paciente o bom relacionamento entre profissionais que cuidam da saúde, por exemplo o Educador físico e o Osteopata. Pois o primeiro acompanha o dia a dia de seus alunos e pode ser o primeiro a identificar alterações e compensações durante o movimento na execução de exercícios, já o segundo tem a função de encontrar a causa dos sintomas e devolver função as estruturas bloqueadas. 

O educador físico é um profissional fundamental que trabalha com o fortalecimento dos músculos visando a estabilidade e bom funcionamento corporal. Porém, se o aluno apresenta um bloqueio articular ou dor não vai conseguir fazer o fortalecimento de forma satisfatória devido a limitação nos movimentos e realização de movimentos compensatórios na tentativa de aliviar o sintoma. O osteopata encontra o que não está dentro da normalidade da biomecânica e faz a correção proporcionando ao corpo a capacidade se movimentar de maneira correta e possibilitando ao aluno que volte a se exercitar de forma satisfatória.

Por exemplo, uma pessoa teve que fazer um movimento brusco para pegar algum objeto no banco de trás do carro e causou um bloqueio de anterioridade da cabeça do úmero gerando limitação no movimento de flexão do ombro. Caso essa pessoa treine sob a supervisão e orientação de um educador físico, toda vez que ela tiver que fazer a flexão do ombro, o educador físico irá perceber que o movimento não está sendo feito da maneira correta. Provavelmente porque outras articulações como a acromioclavicular, esternoclavicurar ou as vertebras torácicas estão sendo sobrecarregadas e entraram em hipermobilidade. A hipermobilidade é uma tentativa do corpo compensar o movimento limitado da glenoumeral causado pelo bloqueio gerado durante o movimento brusco. Caso essa pessoa procure um médico e faça um exame de imagem, pode ser detectado uma diminuição do espaço subacromial e diagnosticado como síndrome do impacto. O Osteopata identifica essa disfunção manualmente, faz a correção e consequentemente tira a sobrecarga das articulações próximas melhorando a biomecânica e dor. Dessa forma, esta pessoa pode voltar a fazer suas atividades físicas de maneira correta e sem limitações.

Outro exemplo, o aluno teve uma queda sentado e gerou um bloqueio em posterioridade do osso ilíaco o que causa uma alteração biomecânica nas articulações dos membros inferiores como articulação coxofemoral em rotação externa, joelho com tendência ao varo gerando sobrecarga na região medial do joelho. Durante o treino, o educador físico irá perceber que existe uma alteração do movimento durante a execução de agachamentos por uma tentativa do corpo de compensar o moviemento que está bloqueado. Futuramente esta pessoa sentirá dores na região do joelho sem desconfiar que a causa deste sintoma está na articulação sacroilíaca. Após a avaliação e a correção do osteopata é retirado o bloqueio do osso ilíaco causador da sobrecarga no joelho, devolvida a biomecânica normal das articulações e consequentemente há a melhora da dor e correção dos movimentos durante o treino físico e atividades do dia a dia.

Nestes dois casos citados acima, a percepção do educador físico de que a movimentação durante a execução do exercício não está sendo feita de maneira correta é de grande importância para que o aluno seja encaminhado para o osteopata e o problema seja corrigido antes mesmo que cause disfunções e dores em outros locais por mecanismo de compensação.

Acreditamos no trabalho em conjunto para promover saúde. Procure um Educador físico para se exercitar de maneira segura e correta.Procure um Osteopata para corrigir os bloqueios que superam a cAcreditamos apacidade de auto cura de seu corpo.