Pilates para Emagrecimento

Pilates trata-se de um exercício físico e é utilizado muitas vezes como alternativa de atividades físicas, justamente por isso espera-se que como resultado haja uma perda de peso. Se o Pilates irá auxiliar no emagrecimento ou não, irá depender muito da forma como ele será praticado durante as aulas. Porém devemos lembrar que como atividade física, ele sempre terá um gasto energético considerável.

Algumas mudanças no corpo podem ser notadas com o início da prática de Pilates, tais como tonificação dos músculos, estreitamento da cintura e modelação do glúteo. A intensidade e a periodização da aula são fatores fundamentais para atingir o seu objetivo com todos os benefícios do Pilates.

Pilates Emagrece?

A prática em si não vai ser o suficiente para uma grande perda de peso. Se o objetivo do cliente é focar no emagrecimento, é essencial incluir também um programa aeróbico e uma dieta balanceada para que os efeitos sejam mais rápidos e eficazes.

É importante que o instrutor foque a aula em um enrijecimento e definição muscular fazendo uma programação da aula para perda de peso. Para emagrecer são necessárias séries mais longas da mesma musculatura, ativação do powerhouse durante toda a aula, executar exercícios mais dinâmicos intercalados aos exercícios mais lentos além de diminuir ao máximo o número de pausas entre os exercícios.

Para intensificar o Pilates com o intuito de perda de peso, pode-se utilizar ainda de acessórios e materiais tais como as tonning balls, caneleiras e pesos livres, trabalhando mais intensamente a musculatura do corpo porém de forma integral e fluida como o método exige. Lembrando que alguns destes acessórios não foram criados por Joseph Pilates, mas sem dúvida auxiliam muito se o alvo for emagrecimento.

3 benefícios do Pilates para o Emagrecimento

  • Aumenta a massa muscular. Músculos consomem mais energia do que gordura. Por esse motivo, quanto maior a porcentagem de massa muscular no corpo, mais acelerado é o metabolismo.
  • Define a silhueta. Por ativar o powerhouse durante toda a aula, o abdômen fica acionado durante 1 hora e ocorre um maior fortalecimento. O abdômen mais forte junto com uma postura correta, deixam os músculos mais desenhados.
  • Disposição – a energia liberada pela endorfina nos exercícios físicos trazem mais vitalidade para a realização de outras tarefas, além de equilibrarem a química do corpo, atuando como antidepressivos, melhorando a auto-estima e  até inibindo a fome.