Pilates pra idosos

Ao envelhecer é normal que o corpo perca força muscular e óssea. Desta forma, um idoso sedentário é mais vulnerável à inúmeras doenças na coluna, em outras articulações e também no coração. Além disso, as mudanças não são só físicas. É muito difícil manter o bom-humor quando não há mais a mesma disposição e não se consegue manter o mesmo ritmo de vida.

Uma das maiores vantagens e benefícios do Pilates para Idosos é que o método pode ser adaptado para as necessidades e capacidades particulares de cada praticante. Além disso, aqui está uma lista de outros benefícios:

Benefícios

  1. Prevenção de patologias ósseas, lesões musculares e até de dores crônicas. Os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes.
  2. Os exercícios respiratórios do pilates ajudam a tratar e prevenir patologias pulmonares e cardíacas.
  3. Exercícios de coordenação e equilíbrio melhoram os reflexos e reduzem a ocorrência de quedas (que começam a ser mais frequentes nesta idade).
  4. Aumenta o bem-estar na vida dessas pessoas. A sensação de serem capazes de realizar as atividades regulares do dia a dia assim como executar exercícios físicos faz melhorar  a auto estima, reduzir o estresse e prevenir  a depressão.
  5. Melhora a saúde articular, pois os exercícios lubrificam as articulações e isso previne e reduz a rigidez. Assim, podem ser aliviados alguns desconfortos causados por problemas como a artrite.
  6. Ameniza as dores na coluna, pois promove realinhamento postural e fortalecimento da musculatura abdominal minimizando a sobrecarga das costas ao realizar algum esforço físico.
  7. Melhora da mobilidade, flexibilidade e força de braços e pernas auxiliando na execução de tarefas diárias e na velocidade ao andar
  8. Melhora da percepção corporal tornando mais fácil para o idoso, perceber quando alguma atividade cotidiana não está adequada.
  9. Manutenção do peso corporal
  10. Contribui para a manutenção e aumento da densidade óssea devido ao fato que a contração muscular gera estímulos nas inserções ósseas, além de que a movimentação corporal estimula a circulação sanguínea gerando melhor nutrição para os ossos.
  11. Ajuda no controle da diabetes devido a melhora no metabolismos e na circulação sanguínea que os exercícios causam.